Sobre mim

Eva Duarte
Artesã, contadora de histórias e jornalista em extinção.
Pratica origami diariamente e acredita que o mundo seria melhor se todo o mundo dobrasse papéis.

2003 – Inicia suas atividades como educadora em dobraduras de papel no Projeto Escola Aberta durante um semestre. Cria o primeiro blog especializado em origami no Brasil (olindaorigami.blogger.com, cujo conteúdo foi revertido depois para dobrinhas.blogspot.com).
2004 – Cria a linha conceitual “Origami de Guerrilha” para o desenvolvimento de produtos artesanais em dobraduras com o ideal sustentável que se baseia em usar materiais existentes no Estado, envolvendo papéis, fios, peças de armarinho e incluindo especiarias encontradas nos mercados públicos – canela, cravo, anis. 
2006 - 2007 – Funda o atelier Dobras ao Vento, em Olinda, com o designer Noá Jofilsan, onde são realizados projetos e exposições. Na época, foi realizado o cenário para a banda Nós 4, em parceria com o escritório de design Mooz, entre outros.
2008 – Ministra a primeira edição da oficina “Arte contemporânea para ver e dobrar”, no CFAV – Centro de Formação em Artes Visuais da Prefeitura do Recife. A atividade propõe o ensino de técnicas de dobradura aliado à criação de releituras de obras de arte.
– Participa ativamente das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Recife, que envolveu exposições coletivas no Shopping Tacaruna, Teatro da UFPE e Aeroporto; palestra e oficina sobre o design japonês contemporâneo no Instituto Ricardo Brennand, além de oficina para integrantes da colônia de imigrantes Rio Bonito, no município de Bonito.
– Através da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda, ministra oficinas que integram origami e Cultura de Paz para integrantes do grupo Magê Molê e pessoas interessadas da comunidade de Peixinhos.
2009 – Conta a história das Danaides nos jardins do Instituto Ricardo Brennand, seguida por oficina de vasinhos em origami. Ministra oficinas na papelaria Vila Papel, em Boa Viagem.
2010 – Ministra diversas oficinas para funcionários em unidades do Banco do Brasil e no Tribunal Regional Federal.
2011 – Passa a integrar a equipe de consultores externos do Centro Pernambucano de Design (centropedesign.com.br) e desenvolve oficina de design para artesãs no sertão pernambucano.
– É um dos quatro convidados para o Encontro Internacional de Origami promovido pelo SESC Pinheiros, São Paulo. A oficina ministrada é um workshop baseado na oficina “Arte contemporânea para ver e dobrar”, explorando possibilidade de criação inspiradas em Beatriz Milhazes.
– Participa como convidada do Festival de Inverno de Garanhuns, onde ministra novamente a oficina “Arte contemporânea para ver e dobrar”.
– Convidada a ministrar uma oficina no SPA das Artes, a Semana de Arte Contemporânea do Recife, desenvolve um recorte da oficina “Arte contemporânea para ver e dobrar”, chamado de “OriPape”, trabalhando durante uma semana releituras de obras de Lygia Pape.
– Participa como expositora do bazar dO Imaginário, projeto de extensão em Design Sustentável da UFPE.
2012 – Oficina de Revitalização de Resíduos Sólidos com a técnica do Origami na Feira do Empreendedor, no Stand de Sustentabilidade do SEBRAE, no Centro de Convenções, Recife - PE.
2013 – Oficina “Criando histórias com Origami”, no âmbito do Projeto Era uma Vez uma Biblioteca: Conexões entre Contar Histórias e Formar Leitor, aprovado pelo Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco.
–  Participa do Encontro Internacional de Origami em São Paulo, com três workshops. Sesc Pinheiros. 12 a 14 de julho.
2014 – Durante lançamento do livro Belizbel, de Luciano Ponte (Paulinas, 2014), realiza oficina com os modelos que o personagem dobra no livro.
– Participa da Feira do Empreendedor – Sebrae/ Recife com oficinas de Bijus Efêmeras no Estande de Economia criativa. Também realiza produtos para composição de kits de imprensa e ambientação de espaço de convivência.
2015 – Realiza oficinas no Festival de Inverno de Garanhuns e em espaços dedicados ao design em Buenos Aires e Tigre (Argentina)
2016 – Oficina no Festival Arte no Parque, no Sítio Trindade, Recife.
2017 – Oficina Design Modular, no Armazém da Criatividade, Caruaru. 
– Inicia estudos para a interação entre origami, bordado e crochê.
2018 – Oficina "Azulejaria Moderna e Origami Modular: de Delfim Amorim a Athos Bulcão, na Caixa Cultural - Recife.