20.9.07

Origami sob medida

É muito comum as pessoas quererem oferecer um presente único, especial, sob medida.
Eu já vinha realizando esses desejos e, após o encontro com Noá, o Dobras ao Vento continuou com essa tradição.
Abaixo seguem alguns exemplos de Origamis feitos sob medida.
Mas nem sempre a hora da entrega é tão prazerosa.


Publicado em 30.01.07
Borboletas para Miriam
Eu já tinha me despedido de muitos amigos, mas nunca de um cujo destino fosse o céu...
Antes de seguir o caminho de Verger na África, Flô me levou para uma longa noite repleta de referências. Ele pousou a nave cintilante na minha porta e Fizemos um monte de coisas que sempre fazíamos juntos. Entre cervejas e filmes e amigos, Flô encomendou um móbile de borboletas nas cores do arco-íris para o bebê de uma amiga.
Passei mais de um mês com as borboletas prontas e sem saber como montá-las, até que o telefone me chamou para o mais triste encontro da vida. Flô, o cara mais vivo do mundo, estava morto.
Era dia de Iemanjá, 2 de fevereiro. Isso é que era rigor estético! No mesmo dia de Chico! Certamente, haveria festa no céu!!!
E era hora de entregar a encomenda. Às borboletas nas cores do arco-íris, já prontinhas, juntei umas centenas de papéis brancos e de vários azuis. Dobramos durante todo o dia para animar o jardim branco que haviam plantado sobre o corpo que Flô usara nesta vida. Escrevemos nossas últimas mensagens naquelas asinhas. Talvez tenham ajudado o anjo hedonista a voar embora...
É a vida, é a vida, é a vida!!!...
Foram umas 6 horas ensinando as pessoas a dobrar a mesma peça, a aula mais longa da minha vida.
Acho que todo cemitério e hospital, todo lugar de espera, luto, despedida, tristeza, ansiedade, ..., deveria ter monitores de origami. Haveria menos Prozac, café, chocolate e álcool no mundo!
Depois disso, passei quase um ano sem poder dobrar aquelas borboletas. Aprendi a fazer outras, mas aquelas eram as mais lindas.
Até que Mirian me pediu um móbile igual ao da sua sobrinha, todo branco, aliás, em vários brancos. Foi difícil, mas terapêutico. E ficou lindo!

Para os amigos de Rozario:


Para Malu:


Para a irmã dramática de Beth:


Para os amigos de Lu:

A imagem superior é a do modelo original, uma kusudama russa. < br/> As outras duas são em 2D, desenvolvidas por nós.

Nenhum comentário: