18.9.07

Onde aprendi. Onde aprender?

Onde você aprendeu a fazer Origami?
Já tive de responder umas 400 vezes a essa pergunta!!!
Tudo começou com a paixão pelo papel, desde muito pequena! Falo sobre isso em outro post, lá embaixo...

Segui a vida inteira com o clássico trauma infantil de não saber desenhar, chegando no entanto a ser desenhista técnica profissional.
Sem coragem para fazer Arquitetura, quase virei engenheira. Cursei mais de 3 anos de Civil! Sou compulsiva e adoro estudar! Transformava os exercicios de Cálculo em passatempo, assim consegui ficar tanto tempo naquele mundo quadrado.
Quem falou mal dos quadrados? Eu? de jeito nenhum!!! hehehehe...
As viagens, os amigos, o cinema, os livros... Tudo o que eu fazia era diferente do que o pessoal da minha turma queria. Assim, descobri que não eram os números sobre papel que me fascinavam, mas as letras.
Fui escrever, então. Fiz graduação, pós, trabalhei em diversas áreas e sempre ficava insatisfeita e largava os empregos, os escritório, ...
Até (re)descobrir o Origami. Eu já sabia fazer alguns bichinhos, mas as oficinas que tinha feito paravam nas dobras. Eu voltava com um saquinho cheio de dobrinhas sem utilidade...
Em 2003, uma série de pessoas loucas por Origami entraram na minha vida. Com elas, entendi alagumas possibilidades de montagem. Isso foi uma revelação!
em 2004, comecei a dar aulas num projeto social. Para nos capacitar, uma japonesinha linda veio nos dar aulas. Com ela, vieram as primeiras kusudamas
: uma paixão sem volta
: um caso de amor eterno!
No final de 2006, larguei meu último trabalho como jornalista porque simplesmente não conseguia parar de dobrar para escrever. Simplesmente!
De lá pra cá, é isso: só Dobras ao Vento!!! Tudo!!!


Publicados em 29.10.06
Paisagens olindenses
Venho desenvolvendo poesias em forma de móbiles. Esta é "Ninho entre jasmins", em papel especial, palha da costa e pauzinhos de canela. Sou louca por ela!!!
Novos modelos...
Como é bom aprender!!! Quanto mais formas a gente aprende, mais apropriadamente pode se expressar! Existe um site brasileiro lindo onde qualquer pessoa pode comprar kits para montagem das lindas bolas. É o www.kusudamaorigami.com.br. Foi lá que comprei o kit para esta beleza. Não parece com os jasmins e amores-de-homem das ruas de Olinda? Os cristais são criação de Noá. Bela!