20.8.08

Um estudo entomológico

Lembrando dos questionamentos técnicos de Norberto Kawakami, escrevi:

Há tempos que preciso fazer um estudo entomológico, por várias razões:

Minha irmã Téu vive falando das diferenças entre mariposas e borboletas,
comparando corpinhos e asas das que dobro e dizendo:
- As borboletas são mais simples e aparentam maior leveza.
Então, quais dessas são borboletas?

Marilda olha desconfiada para todas as borboletas que dobro e diz cantando:
- Essas borboletas não me convencem!

Ana Agra ama borboletas e quer muitas na sua loja:
- Eva, minha loja está tão feinha, precisando de origamis para alegrá-la!

***

As borboletas de Michael La Fosse partem de uma mesma base para chegar a diferentes e perfeitas formas, chega assustam de tão belas!

Fátima Granadeiro mandou o diagrama para mim ontem.
Que elegante a borboleta dela!
Merce ser dobrada com papel dupla-face, o mais lindo possível.
Sua base dialoga bem com a de Yoshizawa. Esta, bela e clean.

Simples e perfeita é a de Paul Jackson.
Indicial, exige um nível de abstração maior do fruidor.
Gosto disso!
Sempre presente nas oficinas!

Já dobrei muuuuito a diagramada por Irmgard Kneissler, muito antes de saber onde o origami poderia me trazer.
Ainda não sei onde vou parar!

A do autor desconhecido, alguém conhece?
Achei estranha, alongada demais...

Eita, Norberto, não consegui ser técnica!
Assume essa missão, querido!

Beijinhos,
eva

***

Cliquem na imagem para melhor visualizá-la. ; )

11 comentários:

Catarina Ramos disse...

Olá Flávia!
Obrigada querida! Beleza infinita é o que descrevo tudo que vejo no seu blog maravilhoso!
E esse estudo é mais um exemplo disso!
Obrigada pelo elogia. Sao peças montadas com carinho, amor e imaginaçao!
Suas peças sao perfeitas!
beijim dobrinho

Mirella Burity disse...

pois que apareça um solzão!
=DDD

beijão eva!
=*

Maité disse...

Evinha!

Tu não conhecestes Sol(do Dobras do Rio)... pelo menos nestas paradas mas ela está um pouco em ti...

Vc não deve estar entendendo nada. No ano passado Sol se foi e nos deixou suas borboletas... Ela tem um estudo destes...

Depois eu acho e te mando ;)

Luciana Pinto disse...

Eva, eu não entendo muito de borboletas. Só entendo de olhar e achar elas lindas. Mas em busca de conhecer novas palavras: o que significa ENTOMOLÓGICO? é uma palavrinha nova tão difícil que tive de ir lá copiar para reproduzir aqui.

A titulo de sugestão, porque tu num faz borboletas estampadas com papel de presente ou algo do tipo? Isso existe no mundo mágico dos Origamis?

Beijos lindona... elas estão lindas.

Gabriela Passos disse...

Meu Deus hein! eu pelo menos como bióloga sempre amei as borboletas e achava uma dó quando via o estudo q minha faculdade tinha sobre elas, parece um genocídio preso a parede do laboratório! Todas lindas, mas a beleza não devia ser morta, a beleza devia ser viva, bater asas e voar! Mas assim em origami, dá até gosto admirar, fiquei admirada com sua ideia, belíssima!!! Parabéns mesmo viu! Tô até pensando em fazer um estudo desse e colocar na parede do meu quarto, com direito a moldura e tudo mais.. oq vc acha? Origami nunca é demais né! Só que eu precisava da sua ajudinha denovo... hehe! Não conheço todas as borboletas q vc fez, na verdade, eu só conheço as do La Fosse, vc poderia mandar o diagrama das outra pra mim, please!!! Faça uma bióloga feliz ^^ gabrielacsp@hotmail.com hehe Bjs e Parabéns

Anônimo disse...

Borboletas são do dia e Mariposas são da noite.

Beijos,

Tandra

Falk Brito disse...

Evinha, as borboletas ficaram muito bonitas. Agora, deixe-as partir. Afinal, há outras pessoas para serem encantadas com a beleza delas. Você, ao contrário, fique. Olinda, não pode perder sua flor mais linda. Beijos!

Ivani disse...

Olá!
Obrigada por comentar no meu blog.
Eu que sou sua fã de carteirinha: adora seus origamis e sua visão de mundo, fiquei muito feliz com sua visita.
Beijos
ivani

Anônimo disse...

Eva,
sensacional esses teus origamis de borboleta.
Já havia pensado em fazer um estudo destes mas ainda não tinha juntado borboletas suficientes. E esse seu texto, hein?! Parece uma crônica daquelas que eu costumava ler na série "Para Gostar de Ler"... Lembra?

abraço

Ah! Se você gosta de borboletas, aqui vai uma diferente que se faz com um retângulo
http://dev.origami.com/images_pdf/butterfly_weber.pdf
É do Colin Weber...

kedna disse...

Oi Eva! Como vai?
Gostaria de pedir um favor. Onde encontro os diagramas das borboletas/mariposas de Michael LaFosse. Estou grávida de uma menina e o tema escolido foi borboleta. Antes de saber que estava grávida, fiquei encantada como borboletas, só queria dobra-lase por coincidência meu apartamento enchia de mariposa, achava que era por causa das chuvas mas hoje acho que era um aviso, pq depois que soube elas sumiram. Então queria fazer algumas como lembrancinha e decoração. Se você puder ajudar, ficaremos Gratas. Tenho muitas idéias mas fica difícil de colocar em prática.
Beijos
Kedna E Letícia(minha filha)

reginafatim disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeevvvvvvvvaaaaaaaaaaaa, seu blog eé liiiiiiiiiiiiiiiiiindo!!!!!!!!! regina