20.10.08

Relações Origami + Design

Ainda na programação da exposição Design Japonês Hoje 100, fui convidada a participar do Seminário Tradição Tecnologia e Contemporaneidade.
Isso aconteceu ontem, no Instituto Ricardo Brennand, que fica neste castelinho:

Preparei, então uma apresentação com um olhar bem subjetivo sobre as questões propostas: Oriobjeto - impressões de uma origamista sobre a relação Origami + Design.
Minha fala foi acompanhada por imagens de produtos.
Começando pelos que são Origami em si, ampliando o conceito para Oriplástico, Oripano, Orimetal e outros materiais dobrados. Produtos que são realmente frutos de dobrar em materiais que se prestam a isso.

Passamos, então, aos que apresentam relações claras com a tradição, com elementos da cultura nipônica e especificamente do Origami, usando até os nomes desses modelos. Mostrei os casos do furoshiki da 9brand e o Obi de Jun Nakao, entre outros.

Falei também de produtos parecem ter o Origami como (ins)piração técnica, como a Fuzzy Bag e a cadeira de Nina Helena Olsen.

E de produtos que parecem ter o Origami como (ins)piração estética. Modelos que poderiam ter sido dobrados, mas foram processados industrialmente. Como nos produtos de Igor Mark e na Origami-wall.

Para finalizar, admiti que tudo pode não passar de: elocubrações de uma origamista, ou seja, quando tudo recende a Origami, como a arquitetura de Jean Nouvel.

; )

Curtiram?
Eu sim.

Ah! Enxerimento mandou lembrança!!!

Beijinhos,
eva

7 comentários:

Erika Pires disse...

Eva, que trabalho fantástico. Queria ter assistido...
Quando somos apaixonadas por alguma coisa, conseguimos enxergar além do que os olhos normais conseguem ver. Podemos perceber o entrelaçamento da coisa que amamos com o restante do mundo. Isso é maravilhoso e mostra o amadurecimento, resultado de muitos pensamentos sobre o assunto e fruto de mentes super-criativas.
Você é assim! Espero ter a oportunidade de te conhecer pessoalmente um dia!
Envio muitas vibrações positivas pra você!
Beijos Erika

Maria disse...

Eva!!!!
Demais! Nossa...é incrível ter consciência que nossas percepções se moldam aos nossos momentos de busca, estudos, conhecimentos e somos capazes de fazer "leituras" de tudo que nos cerca! Parabéns pelo trabalho, também gostaria de ter assistido essa apresentação, mas fico na "vibração" de assistí-la em breve.
Um beijo grande
Maria.

Regina Schultz disse...

Oi Eva, adorei tudo...sou apaixonada por bolsas...e esta aqui está muito diferente....vou tentar fazê-la..
bjs

Anônimo disse...

Eva, seu trabalho é maravilhoso!! Fico cada vez mais impressionada... Parabéns e muito sucesso para você

Bruna disse...

Fantástico, Eva!
Sem palavras! =D

Parabéns ^^
:*

Arte em Papel - Natália e Lucas Gabriel disse...

Encontramos seu bloguinho dobrado por acaso! Estávamos vendo as indicações de blogs amigos nossos... Identificamos você pela foto! Ficamos tão felizes! Nós somos a Natália e o Lucas! O Lucas que dobra animais e participou da Semana Japonesa na UFPE, lembra?
Pois é! Estamos maravilhados com seu blog espetacular! Está show!
Você é show, não é?! Você sabe disso! Bem, nós também criamos um bloguinho: www.lucasorigami.blogspot.com
Se puder, faz uma visitinha lá!
Vamos ficar contentes! Olha, quando tiver reunião do Origami Yu avisa pra nós, tá?! Beijos, Natalia e Lucas

marília medeiros disse...

Oi, Eva!!!!
Show esse teu tarabalho com origami, releituras e artes. Também estou fazendo uma pesquisa para meu TCC sobre o papel na arte contemporânea. São vários e vários artistas e trabalhos dos mais deslumbrantes, e fico cada vez mais apaixonada por papel.
Beijão pra ti!