28.6.11

I Encontro Internacional de Origami em São Paulo

Estou no avião, voltando do I Encontro Internacional de Origami em SP. O evento, programado para dois finais de semana, continua até o dia 3 de julho no SESC Pinheiros. Fui convidada a oferecer a oficina "Para Ver e Dobrar", especialmente para a aula que tem Beatriz Milhazes como fonte de inspiração.
Preparei uma apresentação com o processo do meu pensamento e obras de arte que me inspiram releituras mil. Para exemplificar minhas ideias, preparei também uma peça para a exposição do evento composta por modelos muito simples em origami e todo tipo de aviamento: fitas, sianinhas, botões, miçangas, linhas...


O público era de apertar o coração de tão qualificado. Suei frio, tive dor de barriga, pitadas de medo e ansiedade tomaram conta do meu estômago diante do altíssimo nível dos dobradores e origamistas que encheram a sala no primeiro dia. Quarenta pessoas cujos nomes e/ou rostos eu já conhecia e cuja qualidade do trabalho é indiscutível!


Ouvindo atentamente as sugestões de César Ferro, pus música antes de tudo começar e depois da apresentação quando passamos a apresentar reproduções de quadros de Beatriz. Ao mesmo tempo, todos começaram a planejar e escolher formas, cores e disposição dos elementos no seu móbile experimental. Tulipa Ruiz para começar, para fazer a transição entre a aprendizagem do Colibri de Aldo Marcell e a explosão de flores e cores da nossa oficina.
Todos foram de extrema delicadeza, realizando seus próprios projetos de releituras. Gente que pratica origami há décadas dedicou uma tarde às mandalas mais simples do mundo.


Que coisas mais lindas os resultados! Que lugar tranquilo se tornou aquela sala envidraçada do SESC durante as dobras e montagens... Que lugar feliz, quando as obras ficaram prontas!
O mais importante foi que eu consegui fazer as pessoas entenderem o que eu quis dizer sobre as relações entre arte contemporânea possíveis e já experimentadas! O conceito de Origami de Guerrilha também foi bem apropriado por todos: realizar com o que temos!

Fiquei feliz!

Não posso esquecer de agradecer a todos os que me receberam, mas especialmente a Vânia Passos pela energia dedicada a este Encontro, pela oportunidade que me deu e pelos lindos papeizinhos cheios de borboletas, bolinhas e listrinhas. A Tico Volpato e André Costa pelo carinho com que organizaram minha vida e me receberam. A Maité, fiel e amada escudeira. A Martinha Ide em sua delicadeza e afeto encantadores, sempre me ciceroneando. A César Ferro por me mimar. A Sayuri, por compartilhar seus cenários secretos e pelas lindas bonequinhas. A Ricardo Tatoo pela reciprocidade do lugar garantido no coração e na casa, assim de graça.

O Encontro também gerou a possibilidade de materializar relações virtuais em abraços com Bela (adorável representante de Araraquara! hehehe) Veronica, Jaciara, Vera Young (beijo em Dani!), Araguacy...

Beijos em Norberto Kawakami, Clerdes, Amália, Agnes, Leno e Noêmia.

:***
eva

10 comentários:

Falk Brito disse...

Huuuuuuuuuummmmmmmmmm.......... Amei.

Maité disse...

Eva, vc é linda e doce... Lendo seu relato chorei de tanto amor ;)

César Ferro disse...

Putz..Obrigado Eva, foi show poder ter tido a oportunidade de ajudar e você gentilmente aceitar...Não conhecia o outro blog , que bacana! Adorei tudo e espero repetir mais vezes..Foram dias felizes!
ps: vc já viu seu email?

beijo

Origami Ba disse...

Imagino como deve ter sido gostoso tds reunidos com tanto em comum =)

luiz carlos luz disse...

Eva,
Boa noite,

Parabéns pelo seu trabalho, estou sempre visitando seu blog, sou um iniciante na arte do origami.
Fiquei emocionado com o seu relato sobre o encontro.
Um grande abraço, e muita paz.

luiz luz

Noêmia disse...

Evinha minha querida, como te falei fiquei triste por não ter ficado contigo...posso te pedir um favor? Para voce fotografar a almofadinha que fiz para teu retorno, não estou te cobrando não o post, é que, amigassss sabe né? Querem ver o que fiz para voce...se puder .Bjosssssssss Te AMO! Volte SEMPRE!

Marta Ide disse...

Eva!

é sempre um prazer enoooorme encontrar e trocar figurinhas contigo!!

grata por incluir a dobra que eu queria aprender!! \o/

e que bom que "fiquei feliz"!

bjos no cuore!

Martinha.

Pirolitos disse...

Agora quase que "morri" de ciume de todos que estiveram presentes no encontro e contigo! oh oceano grande este que nos separa!!!
Beijos da Tuga amiga!

Norberto Kawakami disse...

Então, mais uma redobrinha aqui... Só para retribuir o beijo...

abraço e foi um prazer ter participado da sua oficina. Ela fez um plá e abriu várias possibilidades de origami na minha cabeça...

Valeu!

Vania Passos disse...

Gatona,acredita que só agora estou vendo este post? Também tenho levado um tempo pra digerir tudo, pra descansar e pra voltar ao planeta. Mas de qualquer forma, foi uma ótima viagem e tê-la compartilhado um tiquinho com você então, foi massa. Sua oficina arrebentou! Amei! Grande beijo